É um símbolo nacional e por todo lugar que se passa há uma dessa plantada, ou melhor, várias. Além de ser uma das poucas plantas que sobrevivem no solo seco daqui a palmeira simboliza para os Sauditas a união entre o céu e a terra, sua presença junto as casas é sinal de hospitalidade.
Além de resistentes e muito belas essas palmeiras na verdade são Tamareiras, ou seja, produzem tâmaras. As mesmas Tâmaras que citei na última postagem onde acompanham o café Árabe.
Uma amiga brasileira residente que mora aqui em Riade me contou uma fábula muito legal que diz que um beduíno pode sobreviver três dias de marcha no deserto com apenas uma tâmara, no primeiro dia ele come a casca, no segundo dia come o fruto e no terceiro o caroço.
Vale citar que adorei o café Árabe. Oss!
Tamareiras com seus cachos de tâmaras.

Pelo jeito eles têm muito carinho pelas plantas, estão até envoltas em uma proteção...e existe algum outro tipo de vegetação por aí?
ResponderExcluirExistem algumas plantas rasteiras mas acredito que essa seja a única de grande porte e que produz frutos. Mas aqui na Arabia Saudita ouvi dizer que existem muitas fazendas de produção de frutas e que para isso eles fazem uso de lençóis de água subterrâneos muito profundos de origem da era glacial para a irrigação das plantações.
ExcluirTâmara é doce? =D
ResponderExcluirÉ sim irmão. É uma fruta bem adocicada. Até um pouco enjoativa.
ExcluirÉ sim irmão. É uma fruta bem adocicada. Até um pouco enjoativa.
Excluir