quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Barbearia.

 Hoje fui a uma barbearia próxima do meu apartamento. O local se chama "Turkish Barber" mas conversando com o rapaz que não falava um pingo de Inglês descobri que ele na verdade era Egípcio.
 Confesso que estava com um pouco de receio, pois não sabia direito como era feito o serviço por aqui.
 Eu estava com barba e cabelo por fazer então aceitei o serviço completo, paguei Sr$25.00 (Riyal moeda local) equivalente a uns R$15,00  (Real moeda Brasileira).
 Nunca fui tão bem atendido, corte de cabelo muito bem feito e a barba foi praticamente uma terapia faze-la. O serviço levou cerca de uma hora e perdi a conta do número de cremes e produtos que passou no meu rosto. Com uma maquina de vapor soprando levemente sobre meu rosto foi feito uma massagem facial que quase me fez dormir na cadeira.
 Resumindo, aprovei e se puder voltarei toda semana.
 Recomendo. Oss!

 Antes.
 Durante.
Depois.

Descobri o que vai no café Árabe.


 Hoje de manhã recebi a visita de um grande amigo Árabe que me trouxe de presente uma cafeteira elétrica própria para fazer o café Árabe tão falado aqui neste blog. Não sei se me trouxe como presente ou como indireta para eu parar de pedir para ir em seu escritório, pois lá era servido o mesmo.
  Junto da caixa da cafeteira veio um pacote do "blend" utilizado para fazer o café e finalmente posso dizer o que vai nele|

  • Café de alta qualidade.
  • Cardamomo. (Especiaria local da família do gengibre)
  •  Açafrão.
  • Gengibre.
  • Temperos. (Não citados)
  • Leite em pó.
 Para faze-lo precisei utilizar cinco scoops do blend para um litro de água.

Em quinze minutos meu café árabe estava pronto "quase" igual ao original.
Obrigado por acompanharem. Shukran. Oss!

Scoop (medidor) com o blend(mistura).

Cafeteira elétrica, Blend e manual de instruções em Árabe.

Pacote do Blend.


 Degustando minha primeira xícara de café Árabe feito por mim mesmo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Panqueca proteica.

   
    Fala galera, atendendo a pedidos hoje vou passar a receita da panqueca proteica que venho fazendo para dar um "up" na minha dieta. 
    Não gosto de seguir tabelinha nutricionais ou dietas pré-elaboradas que determinam com exatidão o que devo comer, gosto de me alimentar bem com alimentos saudáveis. 
   Eu consumo essa panqueca diariamente no café da manhã e tenho gostado muito dos resultados pois me sinto satisfeito, regula meu apetite e não me falta energia para os treinos. Lembrando que nenhuma receita é milagrosa e que para bons resultados é necessário  persistência nos treinos e foco na alimentação saudável.
    Aprendi ela com um grande amigo que atualmente mora em Curitiba mas não sei se é exatamente a mesma,  fui fazendo testes até chegar em um ponto legal.

Receita:

5 - Ovos (Sendo somente um deles com a gema)
5 - Colheres de sopa de Aveia em flocos.
1 - Batata doce Pequena pré-cozida ( Eu faço no microondas pois é mais fácil e não perde nutrientes na água)
1 - Banana
Os alimentos grandes cortar em pedaços pequenos para facilitar o processo, bater tudo em um recipiente grande com mixer ou no liquidificar se não o tiver. 
Untar a frigideira com pouco óleo ( Usar óleo de canola ou  de amendoim pois são mais saudáveis)
Fritar.

Cobertura:
Mel , canela em pó e/ou pasta de amendoim.
Ela tem um sabor levemente adocicado pela banana e por este motivo faço essas combinações mas você pode também inventar as suas, claro que desde que saudáveis.


Rendimento 4 panquecas.

Funções e benefícios dos alimentos utilizados na receita.

Ovos: Excelente fonte de nutrientes, vitaminas e proteína de alto valor biológico.
Aveia: Rica em fibras, tem o poder de controlar níveis de açúcar e colesterol.
Batata doce: Carboidrato complexo, baixo índice glicemico sendo uma ótima fonte de energia para queima de gordura e ganho de massa magra.
Banana: Rica em potássio e Vitaminas como a B6 que ajuda  no metabolismo energético.
Mel:  Rico em vitaminas e minerais é uma ótima fonte energética e fortalece o sistema imunológico.
Pasta de amendoim: Mantém a sensação de saciedade e entre outras funções é ótima para o coração e sistema vascular.
Canela em pó: Ótima fonte de minerais como o magnésio é um termogênico natural.



Bom apetite guerreiros e guerreiras. Oss!

Ingredientes utilizados na minha panqueca de hoje.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Prayer Time


  A Arabia saudita é um país muçulmano, assim como todos países do oriente médio, parte do continente Africano e parte do continente Asiático.
  O que isso quer dizer?
  Quer dizer que seguem o Islamismo, religião fundada por Maomé no início do século 7 e que se baseia no Alcorão.
  Por aqui tudo para cinco vezes por dia para as orações. Tudo mesmo, mercado, lojas, farmácia, academias... Quem está dentro fica e continua fazendo o que estava a fazer, quem está do lado de fora já não entra mais. Por cerca de 15 minutos funcionários e clientes dispostos se ajoelham em tapetes em locais certos e começam a orar, com uma pessoa a frente puxando o "Allahu Akbar"  e sempre todos virados em direção a "Meca" (cidade na Arabia Saudita onde Maomé proclamou o Islã e considerado o local mais sagrado para os Muçulmanos).
  Nos países Árabes eles possuem um tipo de polícia um pouco diferente, os "Muttawas" , uma policia religiosa que fiscaliza o cumprimentos das leis Islâmicas. Tais como não funcionamento dos comércios no horário das orações, demonstração de afetos entre casais em público e uso da vestimenta tradicional pelas mulheres (Abaya preta e hijab cobrindo rosto e cabelo).
  Eu trabalho em uma academia de artes marciais, a minha aula não precisa ser interrompida quando bate o "Prayer Time" mas em sinal de respeito desligamos a música. Quem é Muçulmano faz sua oração assim que tiver tempo livre após a aula.
  Para não cometer erros e poder me programar melhor em relação as pausas, baixei no meu celular um aplicativo chamado "Prayer times". As orações não são sempre no mesmo horário, tem uma relação com o nascer do sol e esse aplicativo me mantem informado das horas certas e outros recursos como uma pequena bussola que aponta para "Meca".
   Na minha opinião é essencial ter no seu smartphone esse aplicativo caso planeje uma viagem para algum país Muçulmano.
  Abaixo Print Screens da tela do meu celular mostrando as funções do aplicativo que citei.
 Espero que gostem dessas curiosidades locais. Inshallah. Oss.

Bussola com a seta verde apontando em Direção a Meca.

Horário das rezas e do nascer do sol (Sunrise) para o dia de hoje, 15 de fevereiro de 2015.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pequena tempestade de areia.


Tempestades de areia por aqui são tão comuns quanto chuvas forte para nós no Brasil.  Diversas vezes já peguei o dia mais escuro ou a noite mais nebulosa por este motivo.
  O que é algo comum e inconveniente para os Sauditas para mim foi motivo de admiração pois nunca havia visto nada parecido. 
    Acredito que essa  de hoje foi a mais densa que presencia e aprendi a utilidade do "Shemagh" (lenço tradicional que cobre a cabeça), muito útil para cobrir boca e nariz em tempestades de areia.
Meus amigos Sauditas me disseram que essa de hoje foi apenas um bebê e que tempestades realmente grandes são mais raras de acontecer. A última grande tempestade de areia aconteceu em 2009, vi o vídeo e realmente é assustador.
    Me informei sobre o que de fato origina esta nuvem de areia e poeira e descobri que além de Riade ter sido erguida no centro do deserto, ao norte da Arabia Saudita existem grandes dunas e quando os ventos fortes atravessam as montanhas carregam com eles grandes quantidades de areia. 

Salam Alaikum. Oss!


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

As famosas palmeiras.



   É um símbolo nacional e por todo lugar que se passa há uma dessa plantada, ou melhor, várias. Além de ser uma das poucas plantas que sobrevivem no solo seco daqui a palmeira simboliza para os Sauditas a união entre o céu e a terra, sua presença junto as casas é sinal de hospitalidade.
   Além de resistentes e muito belas essas palmeiras na verdade são Tamareiras, ou seja, produzem tâmaras. As mesmas Tâmaras que citei na última postagem onde acompanham o café Árabe. 
   Uma amiga brasileira residente que mora aqui em Riade me contou uma fábula muito legal que diz que um beduíno pode sobreviver três dias de marcha no deserto com apenas uma tâmara, no primeiro dia ele come a casca, no segundo dia come o fruto e no terceiro o caroço.

Vale citar que adorei o café Árabe. Oss!




Tamareiras com seus cachos de tâmaras.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O café Arabe.

 Pesquisei na internet antes de fazer esta postagem para não falar besteira mas não encontrei nada a respeito. Provei por algumas vezes aqui na Arabia Saudita um tal de "Café Árabe" que não tem nada a ver com o nosso café tradicional mas ganhou o meu gosto.
 Trata-se de um café de tom esverdeado, um pouco mais encorpado e sem açúcar. É servido com tâmaras desidratadas que são muito doces e equilibram o paladar.
 Todas as ocasiões que provei foram em locais mais formais, jantar de negócios e reuniões de trabalho, mas não tenho certeza se só pode ser servido nessas ocasiões.
 A tradição Árabe é que os mais velhos ou de maior hierarquia devem ser servidos primeiro e sempre com sua mão direita, nada aqui você deve entregar a uma pessoa com a mão esquerda pois a mão esquerda é considerada impura e isso pode ser considerado um sinal de desrespeito. Nunca deixe seu copo vazio, acabando sirva-se e sirva também quem estiver ao fim.
 O que vai no café?
 Ninguém me disse ao certo até agora, sei que são grãos de café inteiros sem torrar e muitas especiarias. Um grande amigo ficou de me trazer a receita e os ingredientes, então farei uma nova postagem com o café sendo preparado aqui no meu apartamento em Riade.

 Termino fazendo uma confissão. Adorei o café Árabe. Oss!

 Café Árabe sendo servido por Abdulmohsen, na ocasião estavamos no hall do Kingdom Square em uma breve reunião de negocios.

 O café Árabe de tom esverdeado na xícara e as tâmaras desidratadas ao centro da mesa.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Polônia



Logo após lutar o mundial de jiu jitsu da IBJJF (International jiu jitsu federation) em Long Beach na Califórnia embarquei para Europa para ministrar alguns seminários na Polônia.
Minha chegada foi em Berlin e de lá precisei ir de Ônibus até Lodz na Polônia onde fui recebido por um amigo. Tive alguns dias para me acostumar com o fuso para então ministrar meu primeiro seminário na academia "Gracie Barra Lodz" do professor Marcin. Aproveitei os dias de folga até o próximo seminário para conhecer a cidade que é muito bela e se um dia estiverem por lá procurem pela Manofaktura, excelente opção de passeio.
A caminho do segundo seminário conheci muitos lugares incríveis, foram mais de 2000km rodados de carro onde pude conhecer lugares como Auschwitz, Bikernau e Westerplatte. Todos lugares que contam a história da segunda guerra mundial e do holocausto, que em minha opinião todos deveriam conhecer para que saibam o tamanho da crueldade do ser humano e para evitar que algo de parecido aconteça novamente
O segundo seminário foi em "Olsztyn" na academia do professore Pavle, uma bela cidade com monumentos históricos e um centro comercial muito belo. É uma cidade muito próxima do litoral e aproveitei para conhecer o mar Báltico.
Em resumo digo que a Polônia é um país apaixonante, com pessoas extremamente simpáticas e amigáveis. Com lindas paisagens, castelos e construções históricas. Com uma história rica culturalmente mas com um certo sofrimento que só faz com que cada Polonês sinta orgulho de sua origem.

Dziekuje, Jacek "Sparrow" Baransk. Oss!

 Seminario na cidade de Olsztyn. Ensinando ataques na guarda de la Riva Invertida sem kimono.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Sintomas desérticos e dieta.


 Apesar de ainda ser inverno por aqui em Riade o clima permanece quente e seco, um pouco mais fresco ao anoitecer e com muita poeira no ar.
 Estou sentindo muito a diferença de ambiente em minha pele, mucosa do nariz e lábios. Por trabalhar em uma grande academia da cidade,  " Body masters",  procuro frequentar a piscina e sauna todos os dias para amenizar esses sintomas desérticos, indico para aqueles que vierem a trabalho ou a passeio que tragam soro fisiológico e manteiga de cacau.
 Para atletas o segredo é a hidratação constante nos treinos e uma boa alimentação. Tenho feito mercado quase todos os dias e como já disse em uma postagem anterior aqui eu encontro de tudo. Estou fazendo o esquema da dieta limpa com um dia de lixo na semana para quebrar a homeostase e aliviar o stress, basicamente estou me alimentando de frutas, legumes, alimentos integrais e proteína do leite, ovos e frango. O dia do lixo até agora rolou uma vez só e mandei ver no "burger king" com direito a fritas e refrigerante. É difícil resistir a tentação pois todo tipo de "Junk food" aqui é muito barato e em grande exposição em mercados e lojas.
 Amanhã farei uma postagem relembrando os seminários de jiu jitsu que dei em junho do ano passado na Polônia. Espero que gostem.

 Inshallah. Oss!

O KingDom Tower e palmeiras. O simbolo da Arabia Saudita e de Riade juntos na mesma foto.

Mitos e verdades sobre a Arábia.


 Um pouco antes de partir para Arabia muito foi me falado sobre a cultura local. Sobre o extremismo com as mulheres, fanatismo religioso, dificuldade para encontrar certo tipo de alimentos , ou seja, nada de bom foi me dito.
 E o que eu posso dizer hoje com 10 dias completos em terras Sauditas:
Que encontrei um povo muito amigável e solidário com extrema semelhança com os brasileiros.
Que as mulheres realmente tem um tratamento diferenciado, mas totalmente compreensível já que zelam muito pelo respeito e consideram suas mulheres como verdadeiras rainhas intocáveis.
Que aqui há restaurantes muitos bons e não há nada de muito diferente do que eu estava acostumado a comer no Brasil.
 Que os mercados tem de tudo inclusive frutas que são produzidas aqui em terras Sauditas e que os preços são muito melhores que no Brasil.

 Shukran. Oss!

Foto tirada em "Nadja Village" em Riade. Restaurante típico onde é servido o jantar dessa maneira com todos sentados ao chão e se alimentando com as mãos " Kabsa".
 Alimentos nesta refeição: Pães, carne de carneiro, carne de frango, arroz e outras comidas tipicas com diversas especiarias.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Arábia Saudita


 O Jiu jitsu já me levou em lugares onde jamais imaginei que pudesse estar como Estados Unidos, Polônia e agora Arábia Saudita.
 No mês de setembro do ano de 2014 recebi um convite para vir para Riyadh, capital Saudita, para ensinar jiu jitsu em uma nova escola. Para mim algo surreal pois se tratava de uma cultura totalmente diferente da minha e uma situação complicada pois seria uma temporada distante da minha família, equipe e amigos.
 Em Dezembro bati o martelo com o contratante e então começou uma correria no Brasil para providenciar o visto para entrada no pais. Foi um período turbulento pois na mesma época vinhamos do fechamento de uma academia e tínhamos também poucos dias para inaugurar uma nova de qualidade para meus alunos em Bauru interior de São Paulo.
 Para quem for viajar para a Arábia Saudita vale a dica que é sempre bom providenciar tudo bem antes, como passaporte, documentos traduzidos por tradutor juramentado, exames médicos, selos do itamaraty em documentos oficiais e outros, pois são muito rigorosos e o sistema deles não é dos mais eficazes.
 Bom, após tudo certo a viagem foi marcada para o dia 28 de janeiro e embarquei para o Oriente médio com uma boa proposta mas cheio de receios, dúvidas e com um enorme aperto no coração de ter deixado a maior parte de mim na minha terra natal.

Em breve mais postagens, inshallah.  Oss!


Na foto estou vestindo um Thob , traje típico, a grande maioria dos homens Sauditas usam esta vestimenta com as mesmas cores, branco liso com cobertura da cabeça com detalhes na cor vermelha e apenas uma roupa leve de algodão por baixo.

Apresentação



Meu nome é Thiago Mascaranhas, brasileiro casado com minha guerreira Francyellen e pai de uma linda princesa chamada Maria Clara.
 Sou faixa preta de Jiu jitsu brasileiro e graças a Deus dele tiro meu sustento financeiro. Graças a esta arte marcial maravilhosa também conhecida como "arte Suave" ou Gentle art" eu já conheci muitos lugares bacanas pelo Brasil e pelo mundo.
 E é essa vida de aventura que irei compartilhar neste Blog, com curiosidades, dicas de treinos, lugares bacanas para conhecer, sugestões de dietas e tudo que interesse para travelers, mochileiros, praticantes de artes marciais e aventureiros como eu.

 Prazer. Oss!